Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

6 dicas para pensamento lean em armazéns de frio

Um dos principais desafios em ambientes frios é manter a temperatura certa para os produtos armazenados no interior, mantendo os custos baixos. Isso deve ser feito, sem comprometer o bom funcionamento do empilhador. Outros desafios podem ser a otimização da capacidade da bateria, a minimização do desperdício de espaço e os problemas causados pela condensação. Para resolver esses desafios comuns, aqui estão algumas dicas para otimizar as suas operações.

1. Use o equipamento certo

Equipamentos de movimentação de cargas confiáveis, rápidos e manobráveis ​​suportarão um fluxo suave de mercadorias para garantir que os produtos frescos não se estraguem. As operações de armazenamento em frio são um dos desafios mais difíceis de manuseamento de materiais, já que as temperaturas abaixo de zero podem afetar os seus equipamentos. Para evitar avarias e custos de reparação dispendiosos, é altamente recomendável optar por equipamentos específicos para o frio, com opções específicas (como óleo para baixas temperaturas, eixos de aço inoxidável, etc.). Além disso, com uma verificação pré-operacional, os funcionários podem garantir que o equipamento está pronto para realizar o trabalho sem perder tempo precioso no frio.

2. Otimize o espaço

O espaço para armazenagem em frio é muito caro. Portanto, a utilização do espaço de armazém e a armazenagem precisam de ser otimizados. Pode concretizar este objetivo ao optar por soluções de armazenamento que usam o volume da sua câmara com a maior eficiência possível. Por exemplo, os shuttles automatizados maximizam o uso do espaço, mantendo o rendimento elevado e minimizando o número de trabalhadores necessários na zona de frio.

3. Considere soluções de energia alternativas

Sabia que as baterias de iões de lítio perdem pouco ou nenhum desempenho dentro do ambiente frio e têm uma eficiência energética até 30% superior às baterias de ácido-chumbo? Isto permite um tempo de funcionamento mais longo e carregamentos de oportunidade. Considerando ainda a capacidade de carregar a bateria dentro do armazém frio, graças à solução de aquecedor da bateria, os equipamentos são capazes de operar continuamente, ao longo do turno.

Ler mais sobre soluções para armazenamento frio

4. Certifique-se de que os operadores estão confortáveis

Para além do uso de roupas adequadas, a produtividade dos trabalhadores irá beneficiar de um equipamento intuitivo e fiável que mantenha os seus operadores protegidos do frio. Por exemplo, equipar os empilhadores retráteis com uma cabine aquecida, pode contribuir para a saúde e a segurança dos seus funcionários. O custo extra, inerente às cabines aquecidas, tem um retorno rápido, já que a produtividade permanece alta, graças a uma equipa confortável e com menos intervalos de trabalho, ao longo do turno (prática comum em ambientes frios e tipicamente representando 10% a 15% de perda de produtividade).

5. Considere automação para tarefas repetitivas

Uma forma simples de reduzir o número de trabalhadores nas áreas frias é automatizar determinados processos. A introdução de empilhadores automatizados para o transporte automatizado de paletes ou armazenagem automatizada pode ser implementada passo a passo. Os funcionários podem, então, realizar tarefas alternativas, onde não estão expostos às duras condições de trabalho.

6. Mantenha o serviço

Trabalhar em condições frias e húmidas coloca muita pressão nos seus equipamentos. O acesso a técnicos de manutenção qualificados e peças genuínas é fundamental para que a sua operação funcione sem problemas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com os nossos Equipamentos Inteligentes, estaremos aptos a garantir apoio constante, usando os dados fornecidos pela telemática, para melhorar o serviço do seu equipamento. Recomendamos sempre que solicite um plano de manutenção, especialmente ao trabalhar com empilhadores em condições adversas, como é o caso da armazenagem em frio.

Assuntos relacionados

Baterias de iões de lítio

Ao investir em baterias de iões de lítio vai eliminar as habituais preocupações operacionais, potenciando a produtividade da sua operação.

Saiba mais >
soluções para armazem toyota

Produção

Uma das áreas em que podemos ajuda-lo, é no sector de produção. Orgulhamo-nos bastante por oferecermos sempre as melhores soluções, ajudando-o a implementar o melhor fluxo de produção lean. 

Saiba mais >
serviço toyota

Serviço Toyota

Os nossos planos de serviço mantêm o seu negócio operacional e ajudam-no a tirar o maior proveito do seu equipamento, qualquer que seja a marca. Para que possa continuar focado no essencial – gerir o seu negócio.

Saiba mais >

Equipamentos automatizados

A gama automatizada de empilhadores e transportadores de carga oferecem avançadas soluções e um transporte de cargas mais eficiente e económico.  

Saiba mais >