Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Como operar um porta paletes manual em segurança

Quando o assunto é segurança no manuseamento de materiais, não falamos apenas de equipamentos elétricos. Os porta paletes manuais também podem representar um risco para a segurança. Por essa mesma razão, queremos dar-lhe alguns conselhos e dicas sobre a melhor forma de operar este equipamento manual.

Verificação pré-operacional

  1. Inspecione visualmente o equipamento por danos ou fissuras. 

  2. Eleve os garfos para verificar se a bomba hidráulica está a funcionar corretamente, pressionando a barra do timão para baixo e para cima consecutivamente. Levante totalmente os garfos e procure por qualquer sinal de vazamento de óleo hidráulico.

Como operar o equipamento em segurança

  1. Antes de posicionar os garfos na palete, verifique se a carga está corretamente empilhada e se a palete não está danificada. Cuidadosamente, guie os garfos para as aberturas da palete segurando o manípulo com as duas mãos e, com o timão na vertical, empurre firmemente para a frente. 

  2. Eleve os garfos, garantindo a distância de segurança entre si e o porta paletes. Assim que a palete estiver suspensa, retorne o timão para a posição neutra.

  3. Certifique-se que haja área livre suficiente ao elevar os garfos; esteja ciente de quaisquer obstruções à sua volta e garanta espaço suficiente de passagem.

  4. Empurre o timão para baixo, vire e fique de frente para a direção que pretende. Dependendo da direção pela qual vai rodar o equipamento, determine qual a mão mais apropriada para segurar o porta paletes. Ao virar à esquerda, use a mão esquerda, ao virar à direita, use a mão direita, com firmeza.

  5. Procure por pedestres ou outros equipamentos ao seu redor; assegure-se que o caminho está livre de obstáculos. Com a pega do timão numa posição mais baixa, puxe para iniciar a deslocação, arrastando os garfos (atrás de si). Caminhe sempre num dos lados do equipamento a uma velocidade segura e, sempre que possível, posicione-se do lado esquerdo dos corredores.

  6. Caminhe sempre. Nunca corra, faça curvas fechadas ou fique diretamente virado de frente para os garfos em movimento. Nunca fique no raio de viragem.

  7. Ao descer uma rampa com o porta paletes carregado, mantenha a carga voltada para baixo e controle a velocidade, puxando na pega do timão para trás com as duas mãos.

  8. Assim que chegar ao destino, manobre a carga até à posição desejada, assegure-se de que esteja fora do alcance da carga antes de baixar puxando lentamente a alavanca, mantendo a carga sob controle.

  9. Quando estiver totalmente em baixo, solte a alavanca para a posição neutra. Verifique se está seguro ao seu redor para se posicionar num dos lados e puxe o porta paletes, libertando a palete.

 

Assuntos relacionados

Encomende o seu Porta Paletes Manual a partir de 313 €

Acelere o processo de compra e tenha o seu porta paletes manual com garantia vitalícia o mais rápido possível.

Saiba mais >
como escolher um porta paletes manual

Guia Porta Paletes Manuais Toyota

Encontre o equipamento indicado – Nós guiamo-lo pela gama nossa gamda de porta paletes manuais

Saiba mais >

Guia de Paletes

Existe uma vasta variedade de paletes. Certifique-se das dimensões da palete e do tamanho da carga antes de especificar os seus requisitos para os garfos.

Saiba mais >

Porta Paletes Manuais

A gama Bt Lifter da Toyota Caetano Portugal inclui Porta paletes e stackers manuais para transporte horizontal, empilhamento e preparação de encomendas 

Saiba mais >