Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Foco na segurança leva a 89% menos lesões na nossa fábrica de Ancenis, França

Foco na segurança leva a 89% menos lesões na nossa fábrica de Ancenis, França

Alinhado com a visão de segurança da Toyota Industries Corporation, tomamos medidas para otimizar segurança na nossa fábrica de equipamentos em Ancenis. Começando pela análise das causas pela raiz, seguido de avaliações regulares de possíveis riscos, apoiadas continuamente por comunicações claras, demos um grande passo na redução da taxa de lesões em 89% desde 2013.

Abordagem passo-a-passo

Começamos com uma análise causal da raiz do problema, de todos os acidentes que resultaram em baixas médicas das pessoas em causa – dos acidentes mais graves. Esta análise das causas inerentes, foi realizada por uma equipa composta pelo gerente de segurança, o líder de grupos, gestor da unidade de produção e pela unidade de segurança.

Após a equipa concordar na verdadeira causa em questão, começamos a identificar e a implementar as medidas apropriadas. Onde aplicável, essas medidas foram partilhadas com outros líderes de grupos com o espirito de “Yokoten” ou melhores práticas de partilha. Na reunião mensal de saúde e segurança, facultada pelo departamento de segurança, a equipa de gestores reúne-se com todos os líderes de grupos e os departamentos de engenharia e manutenção de produtos. Juntos, reveem todas as analíticas de acidentes e ajustam as devidas contramedidas, sempre que necessário.

Uma vez por mês praticamos também a gestão de pontos fracos – uma ferramenta de qualidade aplicada também à gestão da segurança, uma vez que nos permite seguir diferentes tipos de tendências. Sempre que um certo tipo de lesão aumenta, tal como tornozelos torcidos ou dores nas costas, atuamos com uma nova análise causal da raiz do problema e aplicamos novas medidas.

De três em três semanas, participamos regularmente na avaliação de riscos, junto com o líder do grupo, o departamento de saúde, segurança e meio ambiente, o departamento de engenharia de produto, a união e com um membro da gerência. Durante estas avaliações, procuramos possíveis adversas à segurança e ao bem-estar ergonómico. Após isso, classificamos a importância de cada risco e elaboramos uma solução.

 

Avaliação preventiva dos riscos

Com intuito de gerir e prevenir riscos futuros, aplicamos a avaliação preventiva de riscos, antes de passarmos para a produção em massa. Desta forma, contribuímos para postos de trabalho estruturados, mais seguros e ergonômicos.

Por exemplo, quando instalamos uma nova máquina de corte a laser, procedemos a uma análise de possíveis riscos com base no desenho de disposição desta, antes da sua implementação, para cada parte da máquina individualmente, seguido de um estudo de riscos adicionais, tal como uma avaliação final de possíveis perigos durante a produção. No total, foram programadas 100 ações, passo a passo, para este novo investimento, no que diz respeito aos riscos associados às máquinas, químicos, eletromagnéticos, laser, manuseamento manual, etc. Isto permitiu-nos antecipar possíveis perigos e iniciar a produção em massa com riscos praticamente nulos.

 

Visão de segurança da Toyota Industries Corporation

Em julho de 2013, a Toyota Industries Corporation formulou a sua visão de segurança e têm-se esforçado continuamente para estabelecer uma cultura orientada para a segurança, na qual os funcionários avisam-se entre si quando alguém está envolvido numa atividade insegura, invés de confiar apenas nas regras e protocolos estabelecidos. Vamos continuar na luta pela taxa de acidentes nula, mesmo sabendo que se trata de um processo sem fim.

“Todos os membros associados à Toyota Industries Group são guiados pelo espírito e pela nossa crença corporativa, que visa criar uma cultura em que coloca a prioridade em manter a segurança em todas as áreas, centra-se também na cortesia mútua, tal como construir um local de trabalho em que todos os funcionários venham trabalhar todos os dias, com um sentimento de felicidade e orgulho.”

“Na nossa fábrica em Ancenis, reduzimos as taxas de lesões em 89% desde o ano fiscal de 2013, a partir da condução de frequentes análises de possíveis riscos, seguidas diretamente pelas aplicação de medidas corretas.” Laurent Marcoul
Gestora de Saúde & Segurança
Ancenis Factory, France
Toyota Material Handling Europe

  • Taxa de lesões caiu 89%
  • Taxa de dias perdidos reduzido em 63%
  • 700 ações documentadas de segurança em 2014
  • Avaliação de riscos a cada 3 semanas

Assuntos relacionados

Sistema de Produção Toyota

Sistema de Produção Toyota

Aplicamos a produção lean às nossas linhas de produção, de acordo com um "pull system", o que significa que apenas produzimos o que nos encomendam.

Saiba mais >

A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >

Empilhadores IC Térmicos Contrabalançados

Os empilhadores contrabalançado IC possuem um motor industrial para operações de alta performance e baixo consumo energético. 

Saiba mais >

Empilhadores Elétricos Contrabalançados

Os empilhadores contrabalançados elétricos Toyota Traigo estão disponíveis como modelos de 3 ou 4 rodas de diferentes tamanhos para uma variedade de aplicações no interior e no exterior.

Saiba mais >