Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Itália reduz taxa de lesões em 73% ao aumentar o envolvimento dos funcionários

Itália reduz taxa de lesões em 73% ao aumentar o envolvimento dos funcionários

Na Toyota Material Handling Itália, estamos comprometidos ao mais alto nível de segurança, para com os nossos funcionários: entre 2007 e 2014, reduzimos a taxa de acidentes dos colaboradores em 73%. Portanto, não é de surpreender que, quando integramos 2 novos centros de venda, a segurança dos nossos novos colegas estava no topo da lista da nossa lista.

Criando os alicerces 

Em 2008, Itália implementou leis e regulamentos de segurança mais rigorosos, atribuindo responsabilidade criminal aos diretores de empresas que não gerem a segurança proactivamente. A melhoria continua do nosso desempenho e do “know-how” é por consequente a nossa estratégia, tanto nas nossas próprias operações como nas relações com os clientes.

Assim sendo, o nosso quadro administrativo aprovou a implementação da OHSAS 18001 Standard Europeu. O sistema de gestão de saúde e segurança foi também integrado ao nosso sistema de gestão da qualidade, certificado pela norma ISO 9001.

Primeiramente, discutimos políticas revisadas sobre qualidade, saúde e segurança com os nossos funcionários, durante várias sessões interativas. Em seguida, verificamos os nossos processos de acordo com as novas normas: instruções e equipamentos de segurança, sinalização de segurança, produtos químicos e gestão de resíduos, gestão de emergências, etc. Por exemplo, reduzimos os riscos envolvidos no manuseamento manual de óleos, diminuindo o tamanho mínimo dos recipientes individuais e restringindo o valor de limite máximo estipulado para transporte de cargas.

 

Próximos passos 

Em julho de 2015, Toyota Material Handling Itália, integrou dois dos seus revendedores independentes dentro das próprias atividades. Ampliação do já existente sistema de gestão de saúde e segurança OHSAS 18001, para cobrir as novas empresas, foi uma das prioridades do projeto de integração, visto que já se mostrou altamente eficaz no passado.

Prevemos que a nossa taxa de lesões, frequência e/ou gravidade, poderia aumentar, considerando a inclusão destas entidades nos nossos relatórios. Trata-se, no entanto, de um primeiro passo positivo: um melhor relatório irá ajudar a identificar riscos-chave nas novas partes integrantes da empresa, e posteriormente a formular os planos de melhoria mais adequados.

Alcançando

Segurança, desempenha agora um papel muito importante na forma de como nos relacionamos com os nossos parceiros de negócio. Em Itália, estamos comprometidos com o foco nacional da promoção das campanhas europeias de saúde e segurança EU-OSHA’s. Mais recentemente, contribuímos para o projeto “Healthy Workplaces Manage Stress” apresentando-o num dos seus eventos.

A nossa força de vendas está treinada em termos de segurança e incentiva os nossos clientes a ter uma maior consciência de segurança e a respeitar os regulamentos, ao passo que, os nossos compradores já prestam mais atenção à segurança na seleção de fornecedores, produtos e serviços.

“Para reduzir com sucesso as taxas de lesões, todos na empresa, desde a alta gerência até aos técnicos, têm que se escutar mutuamente e trabalhar em conjunto.”
Francesca Simoncelli
Gestora de Saúde & Segurança
Toyota Material Handling Italy

  • 5 localizações (1 sede e 4 locais filiais)
  • 285 colaboradores
  • 185 abrangidos pela OHSAS 18001
  • Certificação ISO 9001
  • 2 revendedores integrados em 1/7/2015
  • Taxa de lesões reduzida em 73%
  • Taxa de dias perdidos reduzida em 50%

Assuntos relacionados

gama de empilhadores toyota

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >

Illustration with two people holding a key

Ambientes seguros para todas as idades

Com a nossa campanha de 2016-2017, EU-OSHA juntas, lutamos pelos ambientes de trabalho mais seguros e produtivos para todas as idades.

Saiba mais >

Sistema de Produção Toyota

Sistema de Produção Toyota

Aplicamos a produção lean às nossas linhas de produção, de acordo com um "pull system", o que significa que apenas produzimos o que nos encomendam.

Saiba mais >

A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >