Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Programa de saúde premiado em Espanha revela-se ótimo investimento

Em 2014 recebemos o prêmio “Xcellens” em Espanha por saúde e segurança, graças a um programa de fisioterapia que reduziu a nossa taxa de lesões em 65%, e a taxa de dias perdidos em 37% desde 2007.

Compromisso de liderança

A segurança dos nossos funcionários é um dos principais focos do Conceito de Serviço Toyota. Em Espanha chegamos à conclusão de que o investimento em novos equipamentos, formação especializada e uma comunicação interna melhorada, não eram suficientemente eficazes para impedir a ocorrência de acidentes. Em vez disso, concentramo-nos em mudar comportamentos intrínsecos dos funcionários através de treino formativo e fisioterapia. 

Em 2012, expandimos a equipa, no departamento de Saúde e Segurança e analisamos todos os nossos números desde 2007 até à atualidade. Classificamos todos os dados por departamento e por causa de acidente. Conversamos também com os nossos técnicos, de forma a descobrir o que estava a impulsionar as altas taxas de lesões físicas.

No final, toda a investigação mostrou que, de longe, a causa mais relevante e significativa de acidentes era o excesso de carga, devido ao incorreto manuseamento manual de materiais. Com a entrada do Serviço de Prevenção Externo, desenvolvemos um programa de fisioterapia para todos os técnicos de serviço, que haviam sofrido um acidente de trabalho por excesso de esforço. Decidimos realizar um programa de treino a cada três anos, tento em conta que geralmente menos acidentes ocorrem no período após uma formação.

 

 

A nossa abordagem, passo a passo

Com a ajuda de um fisioterapeuta externo, organizamos um briefing que combinava teoria com exercícios práticos, a aplicar nas nossas instalações. Após concluído o briefing, foi então gravado e partilhado na nossa ferramenta de e-learning interna, TMHE Academy, tornando-o disponível para todos na empresa.
Conseguimos concluir que a fisioterapia teve um impacto positivo nos nossos resultados. Durante os últimos dois anos, mais de metade dos acidentes foram causados por excesso de esforço, em mais de 50%. Os técnicos que receberam tratamento de fisioterapia, consequentemente não voltaram a reportar acidentes da mesma natureza.
O nosso plano comprovou ter também benefícios financeiros. Fomos capazes de reduzir a quantidade de dias perdidos, o que causou uma grande diminuição nos custos de absenteísmo. De forma global, os custos de absentismo que temos evitado graças a este programa, são iguais a quatro vezes o dinheiro que investimos em 337 sessões de tratamento de fisioterapia.
Todos estes resultados levaram também a uma redução significativa nos prêmios pagos à Companhia de Seguros de Acidentes de Trabalho. Vamos investir e aplicar todas as poupanças, resultantes do projeto, em medidas de saúde e segurança para os nossos funcionários. Agora que conseguimos manter os acidentes por esforço físico sob controle, podemos começar a focar-nos nos acidentes causados por pessoas que são atingidas por objetos - a nossa segunda maior causa de lesões. Estamos a desenvolver um projeto para analisar e aperfeiçoar todas as ferramentas e equipamentos manipulados pelos nossos técnicos.

 

 

Reconhecimento externo

Em 2014, recebemos o prêmio “Xcellens”, juntamente com outras quatro empresas espanholas, graças ao nosso programa de fisioterapia. Desde então fazemos parte do Xcellens Club, o que nos permite compartilhar o nosso conhecimento e experiência com outras empresas dentro de toda a Espanha. Em 2015, fomos convidados a apresentar os nossos resultados nos eventos de benchmarking, organizados pelos nossos parceiros SEAT da UE-OSHA, em Barcelona, e SIEMENS, em Berlim.

"Com o treino certo e programa de fisioterapia, conseguimos reduzir as taxas de lesões em 65% e diminuir significativamente os custos de absenteísmo".
Elisabeth Folguera
Gestora de Saúde e Segurança
Toyota Material Handling Spain

  • Taxa de lesões reduzida em 65% desde 2007
  • Taxa de dias perdidos reduzida em 37% desde 2007
  • Investimento anual: € 10.000
  • Economia anual: 40.000 €

Assuntos relacionados

gama de empilhadores toyota

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >

Illustration with two people holding a key

Ambientes seguros para todas as idades

Com a nossa campanha de 2016-2017, EU-OSHA juntas, lutamos pelos ambientes de trabalho mais seguros e produtivos para todas as idades.

Saiba mais >

Toyota Way

O Toyota Way

A nossa missão é trazer-lhe eficiência excecional para as suas operações de manuseamento de cargas, por essa mesma razão aplicamos um conjunto de valores chamados de Toyota Way. 

Saiba mais

A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >