Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Segurança otimizada e custos reduzidos na DHL através da criação de ‘Pride in Performance’

As operações de manuseamento de materiais provêm com riscos associados, de danos a bens e a infra-estruturas, tal como perigos significativos de segurança para os funcionários. Com o nosso apoio, a DHL criou uma cultura de segurança em Eindhoven, resultando numa redução de custos em danos.

Identificamos custos em manutenção elevados, para os nossos equipamentos na DHL, em Eindhoven, no período de março a setembro de 2012. Propusemos a ideia de trabalhar em conjunto num projeto piloto, em prol de reduzir custos em danos e lesões humanas.

O projeto concentrou-se nos custos associados a danos, nos processos e na cultura de operadores, cooperando diretamente com os técnicos e com a administração local. Juntos, concordamos que o objetivo principal seria reduzir os custos em danos em 15% dentro de um ano.

Os custos em danos foram mensurados em termos de horas perdidas por individuo, tal como investimentos feitos em reparações e manutenções de equipamentos. Nas entrevistas, os operadores partilharam a sua opinião sobre as causas subjacentes aos elevados custos. Com a integração de ferramentas da DHL, como ‘Gemba Walks’ e ‘Pride Wall’ no nosso próprio ‘Pride in Performance’, fomos capazes de incentivar os próprios condutores a implementar as suas próprias sugestões, levando a reduções substanciais em danos e lesões.

Devido em grande parte, a uma mentalidade mais pró-ativa entre os motoristas, os custos de danos foram reduzidos em 7% após os primeiros seis meses. Após um ano, os custos de danos caíram 16%, ultrapassando o alvo original.

Próximos passos

Para prosseguir com a redução de custos de danos na DHL, o Passo 7 do programa Pride in Performance - Future Plans - foi agora iniciado. Foi elaborado um plano de ação, com indicadores-chave de desempenho (KPI) para os condutores de empilhadores, foi também criado um grupo, de direção, para assegurar que as recomendações do projeto fossem seguidas.

 

Mais sobre o Toolkit

‘Gemba Walk’ na DHL é o termo usado para descrever a observação individual do trabalho – onde a magia esta realmente a acontecer. O termo original japonês provém do genbutsu. No Toyota Way, é referido como “Genchi Genbutsu” ou “Going to the Source”, para obter uma compreensão completa de um problema e avalia-lo por si mesmo.

‘Pride Wall’ é uma parede física, onde os operadores e a gerência local podem colocar fotos de desafios, e boas práticas resultantes das suas ‘Gemba Walks’. Quando um problema é solucionado, podem afixar outra fotografia com alguns comentários, e orgulhosamente compartilhar “antes” e “depois” com o resto da equipa.

‘Huddle’: uma curta reunião diária em frente ao “Pride Wall”, focada na conclusão de variados tópicos e discussão de tantas questões quanto possíveis, de forma a manter o foco na melhoria continua.

‘Pride in Performance’ é uma ferramenta desenvolvida pela Toyota Material Handling Europe, de forma a auxiliar os consumidores a maximizar a segurança, performance e eficiência, dos seus equipamentos de movimentação de cargas. Na nossa experiência, o envolvimento dos operadores e da gestão local é fundamental em qualquer projeto de gestão à mudança. Quando trabalhamos com o cliente, introduzimos a noção de um processo continuo, de 7 passos, baseado no principio Kaizen.

‘Kaizen’: Japonês para ‘melhoria continua’, sugerindo que cada produto ou processo, pode ser sempre melhorado, e portanto, cada passo têm que ser revisto regularmente.

O ‘Pride in Performance’ da “Toyota Material Handling’ alinhou perfeitamente com o programa de Qualidade da ‘First Choice’ da DHL. Juntos, criamos uma cultura de segurança na DHL Eindhoven, onde todos estão mais conscientes da sua própria segurança e dos seus colegas.”
Marcel Nooteboom
Gestor de projecto, DHL Eindhoven, Netherlands

  • Custos em danos reduzidos 7% em 6 meses
  • Redução dos custos em danos 16% em 1 ano
  • Criada uma cultura de segurança através do envolvimento dos colaboradores
  • Resultados sustentados

Assuntos relacionados

gama de empilhadores toyota

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >

A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >

Toyota Way

O Toyota Way

A nossa missão é trazer-lhe eficiência excecional para as suas operações de manuseamento de cargas, por essa mesma razão aplicamos um conjunto de valores chamados de Toyota Way. 

Saiba mais

Illustration with two people holding a key

Ambientes seguros para todas as idades

Com a nossa campanha de 2016-2017, EU-OSHA juntas, lutamos pelos ambientes de trabalho mais seguros e produtivos para todas as idades.

Saiba mais >