Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Toyota Material Handling na CeMAT 2016 - novo pensamento para o futuro

Pense CeMAT, Pense Toyota. Este é o tema promovido pela Toyota Material Handling Europe para o evento deste ano, que reflete uma ampla variedade de ideias e conceitos que a marca desenvolveu para os operadores de empilhadores e gestores logísticos. Muitos dos conceitos já estão disponíveis hoje, mas algumas ideias olham para o futuro.

Nova Energia, desde já

Um dos pontos chaves da apresentação da Toyota na CeMAT é o foco nos sistemas de energia. Dois dos últimos equipamentos lançados pela marca estarão em exibição - o BT Staxio série P (stackers elétricos) e o Toyota Traigo 48V (empilhadores elétricos contrabalançados) - ambos disponíveis com bateria de iões de lítio. Isto significa que a partir de agora a Toyota também oferece bateria de iões de lítio em toda a vasta gama dos seus modelos elétricos, incluindo empilhadores e preparadores de encomenda.

Outro sistema novo a ser apresentado é a tecnologia de célula de combustível – já em uso em alguns clientes europeus da Toyota, com os mais recentes motores IC. Estes são notáveis, devido á elevada eficiência de combustível, menos afetado por diferentes estilos (pesados) de condução – um fator genericamente responsável por aumentar até 35%, o consumo de combustível.

Dinâmica Inteligente

Na anterior CeMAT 2014 a Toyota apresentou o conceito de Equipamento Inteligente, baseado no seu sistema vencedor Toyota l_Site, em que os equipamentos se encontram conectados on-line através de uma normal rede telecomunicações, transmitindo dados relativos aos mesmos e ao desempenho dos seus operadores. Na CeMAT 2016 a Toyota melhora, indo mais além com este conceito, com a introdução da zona Dinâmica Inteligente. Ocupando uma estrutura futurista em forma de cúpula, será nesta zona que irá apresentar a extensa variedade de benefícios que os gestores de logística podem obter com a utilização de Equipamentos Inteligentes. Vantagens em termos de segurança, desempenho do operador, melhoria no serviço e gestão de energia.

Automatização simples

Vários destes conceitos e soluções automáticas serão demostradas na CeMAT deste ano. Contudo, o foco principal desta vez, é a simplicidade. Muitos clientes Toyota já estão a retirar vantagens da automatização em áreas específicas das suas operações, mantendo o controlo humano noutras. Deste modo o desenvolvimento e controlo do sistema pode ser baseado nos modelos standard. Isto reduz custos e tempo, para além de solucionar preocupações relativas á complexidade e ao risco que muitos utilizadores de empilhadores tiveram no passado.

Produção lean em ação

Desde há longos anos que a Toyota é associada a conceitos de gestão de negócio, entre os quais o bem conhecido Sistema de Produção Toyota (TPS) – processo de produção lean - que tem sido adotado por empresas de todo o mundo. Na CeMAT 2016 a Toyota vai apresentar o processo de produção da sua gama Tonero (empilhadores IC), mostrando a forma como o TPS é aplicado e os benefícios de qualidade associados.

Visita às tecnologias do futuro

Uma das particularidades interessantes no evento deste ano será uma visita que mostra as futuras abordagens tecnológicas que a Toyota está a considerar para o futuro. Os visitantes estão convidados a comentar e a participar nesta visita de forma a contribuir para o desenvolvimento do design. A visita inclui igualmente conceitos progressivos que incluem operações remotas e transportadores de carga ativos.

Veja o vídeo de antevisão da CeMAT 2016 

Assuntos relacionados

Shadows of a Swarm truck

Tecnologia do futuro

Logística inteligente e logiconomi oferecem soluções disponíveis hoje, que mostram a nossa visão para o futuro. 

Saiba mais >

Bateria de Iões de Lítio

Estudo de caso: Meira Nova expande gama Li-ion

Baterias de iões de lítio comprovaram ser 30% mais eficientes em termos de energia comparando com as baterias de ácido e chumbo, reduzindo significativamente as emissões de CO2.

Saiba mais >

Driver using BT Optio for order picking

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >

Sistema de Produção Toyota

Sistema de Produção Toyota

Aplicamos a produção lean às nossas linhas de produção, de acordo com um "pull system", o que significa que apenas produzimos o que nos encomendam.

Saiba mais >