Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Trabalhar com o fornecedor ZF para otimizar processos de negócio

Trabalhar com o fornecedor ZF para otimizar processos de negócio

Trabalhamos de perto com todos os nossos fornecedores, para garantir que aderem aos nossos critérios de qualidade, sociais e ambientais. Com alguns fornecedores, como a ZF, levamos esta colaboração a outro nível, enviando os nossos especialistas para apoiá-los na implementação de processos lean, baseados no Sistema de Produção Toyota.

Compras responsáveis de fornecedores eficientes

Queremos que os nossos fornecedores sejam tão eficientes quanto possível, mantendo os níveis mínimos de stock e que entregam os materiais 'just-in-time'. O nosso Sistema de Produção Toyota (TPS) visa a melhoria de processos de forma contínua, através da eliminação dos desperdícios desnecessário de recursos naturais, humanos e corporativos – e isto estende-se para os nossos fornecedores. Todos os nossos principais fornecedores aceitaram o nosso código de conduta, assinando a declaração de Aquisição de responsabilidade.

Identificamos 40 fornecedores com os quais trabalhamos intensamente, que apoiamos com as atividades para fornecedores relevantes de Kaizen e transmitimos os princípios da Toyota, tudo isto para melhorarem o desempenho em termos de segurança, qualidade e responsabilidade.

Melhoria contínua desde 2012

A ZF Friedrichshafen AG fornece à industria de movimentação de cargas soluções de sistemas de transmissão para empilhadores de grandes dimensões e elétricos. A fábrica ZF Stankov na República Checa, têm vindo a fornecer sistemas para equipamentos elétricos para a Toyota Material Handling Europa desde fevereiro de 2012. Esta solicitou-nos ajuda para melhorar a eficiência operacional da fábrica.

A gestão da fábrica de Stakov em conjunto com os nossos peritos do departamento da qualidade, conduziram uma análise das principais oportunidades de melhoria. Em janeiro de 2013, como primeira etapa, a fábrica adotou reuniões diárias Asaichi para rever problemas relativos à qualidade. Estas discussões levaram a tomadas de decisão, como a implementação de instruções melhoradas de embalamento para os funcionários, investimento em novos equipamentos, contratação de novos colaboradores para o departamento da qualidade e extensão das formações para todos os funcionários.

Em 2014, a área de produção da Stakov foi reorganizada e a supervisão foi aumentada. Foram estabelecidas reuniões regulares com os trabalhadores e certos cursos formativos tornaram-se obrigatórios para todos os funcionários. A gestão de pontos fracos adotada pelo TPS foi também implementada e um processo sistêmico para novos produtos foi posto à prova.

Em 2015, a ZF continua a basear-se nos conceitos do TPS, para otimizar os seus processos e recentemente adotou a metodologia S5 da Toyota. Começou também a requisitar aos seus fornecedores internos e externos, para implementarem e assumirem os valores Asaichi, conceitos como a gestão dos pontos fracos e a gestão da mudança, estendendo os princípios da cadeia de valor mais adiante.

A metodologia 5S defende:

  • Ordenar: classifique e separe o que é, e o que não é necessário na área.
  • Endireitar: organize os itens que são necessários para que estes estejam prontos e de acesso fácil. Identifique de forma clara os locais específicos para cada item, para que qualquer pessoa consiga encontra-los e devolvê-los assim que a tarefa esteja concluída.
  • Brilho: limpe o local de trabalho e os equipamentos regularmente para mantêm padrões de excelência e posteriormente identificar defeitos.
  • Padronizar: confira os três primeiros princípios do S5 frequentemente e crie procedimentos padronizados.
  • Sustentação: mantenha as regras para conservar níveis de excelência e continue a melhorar a cada dia.

Assuntos relacionados

Sistema de Produção Toyota

Sistema de Produção Toyota

Aplicamos a produção lean às nossas linhas de produção, de acordo com um "pull system", o que significa que apenas produzimos o que nos encomendam.

Saiba mais >

A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >

Empilhadores Elétricos Contrabalançados

Os empilhadores contrabalançados elétricos Toyota Traigo estão disponíveis como modelos de 3 ou 4 rodas de diferentes tamanhos para uma variedade de aplicações no interior e no exterior.

Saiba mais >

Toyota Way

O Toyota Way

A nossa missão é trazer-lhe eficiência excecional para as suas operações de manuseamento de cargas, por essa mesma razão aplicamos um conjunto de valores chamados de Toyota Way. 

Saiba mais